“Destruir, diz ela” (1969), de Marguerite Duras, gira em torno de um pequeno grupo de personagens reunidos em um hotel isolado, perto de uma floresta, onde suas interações são carregadas de ten…
continue lendoPróxima dos camponeses e socialista por vocação, a autora francesa George Sand retrata o território rural com um olhar aguçado. Os três romances aqui compilados — …
continue lendoO novo e arrebatador romance de Chimamanda Ngozi Adichie, a premiada autora best-seller de Americanah e …
continue lendoNomeado um dos dez melhores romances de 1999 pela revista Quill & Quire. Gail Scott redefiniu a paisagem de modo a incluir todos os climas, interiores e exteriores, incluindo o sexo e uma visão …
continue lendoO livro de Sónia Serrano conta a história de várias mulheres que, ao longo dos séculos, desafiaram convenções e viajaram sozinhas. São mulheres corajosas, que muitas vezes tiveram que assumir i…
continue lendoA família como território de desterro, como uma pátria de solo envenenado, que nunca é passível de ser abandonada completamente. Laços de sangue. Laços de fantasmas. O difícil das relações f…
continue lendoPublicado originalmente em 1929, Um quarto só para mim é um ensaio incontornável. Convidada no ano anterior a pronunciar palestras na universidade de Cambridge sobre o tema geral de “as mulheres …
continue lendoUma das mais influentes intelectuais do século XX, Susan Sontag costumava dizer que adorava o formato de entrevista: “É como uma conversa. Gosto de dialogar e sei que muito do que penso é resulta…
continue lendoFraturas e próteses é um romance narrado em primeira pessoa sobre como as descobertas da infância e da juventude conduzem a uma vida adulta complexa, em suas conquistas e seus descaminhos afetivos….
continue lendoAo acordar sozinha no chalé de caça onde estava hospedada nos Alpes austríacos, a narradora deste romance descobre-se cercada por uma barreira invisível e intransponível. Do outro lado, o mundo p…
continue lendoÉ com grande alegria que anunciamos o Planejador de leituras & agenda 2025 da gato sem rabo!
Este objeto já imprescindível na vida de algumas de nós dá um passo no sentido de firmar-se tam…
continue lendoPublicado originalmente em 1979, quando Elizabeth Hardwick tinha sessenta e três anos e uma carreira consolidada como ensaísta de prestígio, Noites insones não é somente considerado sua obra-prim…
continue lendoVENCEDOR DO NATIONAL BOOK AWARD 2018 MELHOR LIVRO DE FICÇÃO
ADAPTADO PARA O CINEMA EM 2024 COM NAOMI WATTS E BILL MURRAY
Em O amigo, sua primeira obra publicada no Brasil em 2019, Sigrid Nunez…
continue lendoUm dos livros que inspiraram Elena Ferrante — que assina o posfácio desta edição —, Na voz dela é uma crônica devasta…
continue lendoAo trazer a primeira coletânea de textos dedicados a temas de história da arte não europeia ao público brasileiro, este livro apresenta uma fascinante amostra de pesquisas realizadas em um context…
continue lendoTexto da capa: “Em 1969, Aldo van Eyck desembarca no Brasil, onde visita o MASP e é recebido por Lina Bo Bardi na Casa de Vidro. Mas o encontro parece não ter marcado os arquitetos. Foram precisos…
continue lendoUm quadro branco, aparentemente branco, talvez não exatamente branco. Três bons e velhos amigos, aparentemente bons, talvez não exatamente amigos. Se a especialidade de Yazmina Reza é revelar a re…
continue lendoConceito central na teoria da arte desde os seus primórdios na medida em que foi sempre um dos principais motores da própria prática artística, ao longo dos séculos a ideia do Belo foi objeto de …
continue lendoSonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza apresenta uma seleção de obras, produzidas nos últimos 15 anos, pela artista mineira Sonia Gomes, um dos principais nomes da arte contemporânea brasile…
continue lendoA história da arte como você nunca viu, best-seller internacional, com mais de 300 imagens de obras que inovaram e romperam as barreiras do patriarcado. Quantas mulheres artistas você conhece? H…
continue lendoCapa Mole com Encadernação em Tecido. Encadernação Costurada. Impressão Offset, Cor. Páginas 56 + 24 (encarte do mini livro). Impresso em Barcelona. Design: Maria Lago
continue lendoEditado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), MULHERES ATRÁS DAS CÂMERAS: AS CINEASTAS BRASILEIRAS DE 1930 A 2018 é fruto de uma inquietação perante as pou…
continue lendoNesta versão atualizada e ampliada de um pequeno clássico do urbanismo brasileiro — Folha explica São Paulo (2001) —, a professora e urbanista Raquel Rolnik apresenta os conflitos, temas e opç…
continue lendoDefinido por Walter Benjamin a partir da obra de Baudelaire, o flâneur, é um sujeito errante e observador típico da literatura europeia do século 19. Ao tornar-se símbolo da modernidade ocidental…
continue lendoFora de estoque
Thalia Verkade amava seu 4×4 Lada Niva em que viajava nos finais de semana pelos arredores de Moscou e para um giro pela Rússia ao final de seu contrato como correspondente no país. Mas o Niva não …
continue lendoAs cidades são, notadamente, reduto dos homens, em que às mulheres é imposto o status de segunda classe. Por meio de uma geografia de exclusão real e material, as mulheres encontram no ambiente ur…
continue lendoPoucos lugares na Terra são tão envoltos em lendas quanto o Himalaia. Erika Fatland nos leva à cadeia de montanhas mais alta do planeta, permitindo-nos descobrir seu povo, as milhares de culturas, …
continue lendoJoice Berth, uma das ativistas antirracistas de maior destaque no Brasil, lança seu primeiro livro sobre direito à cidade. Nos últimos anos, Joice Berth angariou posição importante na opinião…
continue lendoNa Idade Média, acreditava-se que a loucura era consequência do crescimento de saliências ou tumores que se projetavam da testa: dois chifres retorcidos, talvez, expressando o inferno interior da l…
continue lendoCom sua prosa precisa e econômica, a argentina Selva Almada é uma das vozes mais originais da literatura de língua espanhola contemporânea. Seu universo também é peculiar: a autora não fala da …
continue lendoObservado de longe, o universo parece a um só tempo infinito e ínfimo. Vistas de perto, as células do nosso organismo suscitam a mesma impressão: suas formas se contraem e se expandem tal como os …
continue lendoNovo livro de Mariana Enriquez reúne doze histórias de terror perturbadoras e que modernizam o gênero Uma menina descobre ossos no quintal, e não são de um animal. Uma cena bucólica de verão, g…
continue lendoCelebrada como uma das figuras centrais da crítica hispano-americana das últimas décadas, a argentina Sylvia Molloy (1938-2022) foi também uma escri¬tora inquieta e original. Autora de dois roman…
continue lendoNuma escrita envolvente e delicada, feminina e firme, este romance de estreia é uma meditação vigorosa sobre memória e descendência. Gloria, uruguaia criada no Brasil, tem cerca de quarenta anos …
continue lendoA escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocrática, surgiram em torno dela mitos que cercam …
continue lendoNo pampa argentino, na metade do século passado, argentinos e imigrantes trabalham na terra e com a terra em pleno verão ardente, sob uma aparente calma. É preciso cultivar os grãos, levar o gado …
continue lendo