Meu país é um corpo que dói resulta de uma escrita em tempos difíceis, mas também testifica a força criativa e renovadora do pensamento e da arte. Diante da convergência de uma crise ambiental, humanitária e política, o fio do debate decolonial permite a costura de obras de artistas que problematizam processos ocidentais de objetificação da vida. O encontro da reflexão analítica com as artes, a literatura e o cinema latino-americanos proposto pelo ensaio torna incontornável reconhecer que a separação entre natureza e cultura está na base da violência infligida a povos e sujeitos cuja humanidade é cotidianamente contestada. No ensaio, a dor, materializada no corpo individual e social, emerge como matéria da escrita e força de insurgência.
Meu país é um corpo que dói resulta de uma escrita em tempos difíceis, mas também testifica a força criativa e renovadora do pensamento e da arte. Diante da convergência de uma crise ambiental, humanitária e política, o fio do debate decolonial permite a costura de obras de artistas que problematizam processos ocidentais de objetificação da vida. O encontro da reflexão analítica com as artes, a literatura e o cinema latino-americanos proposto pelo ensaio torna incontornável reconhecer que a separação entre natureza e cultura está na base da violência infligida a povos e sujeitos cuja humanidade é cotidianamente contestada. No ensaio, a dor, materializada no corpo individual e social, emerge como matéria da escrita e força de insurgência.