
Publicado originalmente em 2017, pela Tinta da China, Um Quarto em Atenas, segundo volume d’A Colecção das Edições Macondo, apresenta ao público brasileiro pela primeira vez toda a força poética de Tatiana Faia, uma das mais promissoras vozes da nova poesia portuguesa. Para a poeta Patrícia Lino, que assina o posfácio da edição brasileira, os poemas desse livro “não são o que parece ocupar alguma da mais jovem poesia portuguesa: subjetivistas, escritos pelo eu visionário (apesar de começarem muitas vezes na primeira pessoa) ou de amor. Reúnem em si e são para si isto: a ideia universal da poesia como herança, conhecimento e um objeto tão independente e válido como qualquer outra ciência. Foram, por isso, escritos de dentro dos gigantes para fora: ‘[…] tenho ocupado / os corpos dos que vieram antes de mim / […] o meu caminho erro atrás de erro / tentando conservar alguma boa vontade’ (‘Passagem & P…
Publicado originalmente em 2017, pela Tinta da China, Um Quarto em Atenas, segundo volume d’A Colecção das Edições Macondo, apresenta ao público brasileiro pela primeira vez toda a força poética de Tatiana Faia, uma das mais promissoras vozes da nova poesia portuguesa. Para a poeta Patrícia Lino, que assina o posfácio da edição brasileira, os poemas desse livro “não são o que parece ocupar alguma da mais jovem poesia portuguesa: subjetivistas, escritos pelo eu visionário (apesar de começarem muitas vezes na primeira pessoa) ou de amor. Reúnem em si e são para si isto: a ideia universal da poesia como herança, conhecimento e um objeto tão independente e válido como qualquer outra ciência. Foram, por isso, escritos de dentro dos gigantes para fora: ‘[…] tenho ocupado / os corpos dos que vieram antes de mim / […] o meu caminho erro atrás de erro / tentando conservar alguma boa vontade’ (‘Passagem & Passageiro’)”.